Professores da UCDB renovam compromisso com a educação salesiana

30/01/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Paula Gomes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A renovação dos votos de educador salesiano comprometido com a vida e com a educação da juventude marcou a acolhida dos docentes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ocorrida na última quinta-feira. Eles foram recepcionados pelo Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni e pelos Pró-Reitores de Administração, Ir. Raffaele Lochi, de Pastoral, Pe. Pedro Pereira Borges, de Ensino e Desenvolvimento, Conceição Aparecida Butera, e de Extensão e Assuntos Comunitários, Luciane Pinho de Almeida. O evento já é tradição e marca o início das atividades no ano letivo de 2010.

Os professores foram recebidos inicialmente pela Pastoral da Instituição, que após as considerações iniciais e o desejo de boas vindas, iniciaram um momento de reflexão marcado pela renovação dos votos do educador, reafirmando assim o papel deste agente na expressão da verdade, justiça e da solidariedade. Para representar esse compromisso, cada docente recebeu um “Anel de Tucum”, símbolo da cultura indígena, mais precisamente dos Bororos, que significa aliança com as causas populares, solidariedade e comprometimento com a vida. O anel foi abençoado e em seguida cada um o colocou em seu próprio dedo.

 

Palestra

Há 22 anos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a professora Dra. Cecília Luiza Broilo, pesquisadora na área de educação, ministrou a palestra “Desafios do trabalho docente e produção do conhecimento na Universidade”, em que aponta resultados de pesquisas realizadas na área, que envolve a pedagogia de uma instituição, abrangendo a formação permanente e continuada dos professores enquanto intelectual público e transformativo.

Para encerrar o evento, o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni enfatizou: “Ninguém educa sozinho”. Ele alertou sobre a era do individualismo pelo qual o mundo está passando e reforçou que a Católica é uma escola comunidade e concluiu com uma reflexão de Clemente Ivo Juliatto: “Por que fazer separado o que se pode fazer juntos?”.

Notícias




10/07/2025 - 10:31 - Cultura

Museu é uma opção cultural para as férias de julho

Atendimento vai de terça a sábado; durante todo o mês de julho todos pagam meia entrada