13/05/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Laurianne Machado
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Na última quarta-feira (11), acadêmicos de Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) visitaram o Assentamento Vista Alegre, localizado a 35Km de Campo Grande, onde acompanharam o trabalho dos pequenos produtores rurais e orientaram sobre novas práticas de cuidados com os animais.
Supervisionados pelo professor Me. Heitor Junior, cerca de 40 acadêmicos de todos os semestres fazem parte do Projeto “Extensão Rural – gestão agropecuária, sanidade e produção animal”, existente há três meses. Os extensionistas, divididos em três grupos, realizam a visita todas as quarta-feiras nas propriedades do assentamento, coletam dados e tratam alguns animais. “Colocar a teoria na prática é muito importante, principalmente pra mim, que estou no último ano, nós fazemos revisão literária quando o assunto não é de conhecimento de todos e na hora da execução já estamos com o conteúdo fixado”, disse Téo Araujo, acadêmico do 7º Semestre. Os estudantes conta ainda com a parceria do Hospital Veterinário (Hovet) que disponibiliza alguns instrumentos para que possam fazer o atendimento.
Atendimento
A primeira propriedade visitada, foi do Sr. Narciso Abero, 63, que mora no local a 11 anos com a esposa Neuza Ferreira, 57. A equipe realizou uma cirurgia de castração em um cavalo há uma semana e fizeram, desta vez, os curativos para retirar as impurezas que ficaram após a cirurgia. “Ele adorava pular a cerca, e já estava me dando problemas. Agora ainda está se recuperando mais o serviço com certeza vai render muito mais” comentou Narciso, sobre a dependência do animal.
Na mesma fazenda foi encontrada uma ovelha com feridas na cabeça e recebeu a larva da mosca varejeira, que se alastrou no ferimento, corroendo as camadas da pele, osso e já caminhava para o cérebro. Nela, os acadêmicos retiraram todas as larvas depositadas e o pus existente, já em grande proporção, e aplicaram antibiótico para cicatrização da ferida aberta, cobrindo com uma pasta que impede a aproximação de insetos.
Foi realizado também a mochação dos bezerros. Método que retira parte do chifre que começa a nascer e cauterizam o local. “O tratamento após esse processo é importante, pois o cifre do boi concentra muitos sais minerais e como os animais são carentes de cuidado, esses sais tomam outro destino, que é o da nutrição do animal, juntando-se as proteínas”, explicou o professor Heitor.
Extensão Rural
O projeto tem por finalidade atender pequenos produtores rurais em assentamentos, localizados no município de Campo Grande. O atendimento se da mediante avaliação diagnóstica da propriedade e detalhamento de planos de ação que contemplem a gestão da propriedade, a sanidade dos rebanhos e o incremento da produção animal, com vistas à permanência da família no campo e melhoria da qualidade de vida da população rural.
Mais informações sobre o curso de Medicina Veterinária podem ser obtidas pelo telefone 3312-3514.
Atividade conta com alunos do 3º semestre de Publicidade e Propaganda
Prazo vai até 12 de agosto e deve ser feito pela internet