Rede de Saberes debate a inclusão digital nas aldeias

19/08/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Mayara Bueno

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Discussões sobre a inclusão digital nas comunidades indígenas e produções de materiais audiovisuais fizeram parte do 2° Fórum de discussão sobre a inclusão digital nas aldeias (FIDA), realizado ontem (18), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O fórum faz parte da programação do IV Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade, que começou na última segunda-feira (15). Integrantes do Movimento Audiovisual Indígena de Mato Grosso do Sul e o cineasta boliviano, Ivan Molina, participaram do evento.

Durante o encontro foi discutida a elaboração de um documento para ser apresentado ao Ministério da Cultura, a fim de que os indígenas consigam aprovação em projetos audiovisuais. “Os indígenas têm muitas dificuldades para aprovar seus projetos audiovisuais”, explica o coordenador do FIDA, professor Me. José Francisco Sarmento. Outra ação realizada foi a criação de uma associação de realizadores de audiovisual do Estado.

Perspectivas de indígenas em produções para cinema, além das tecnologias e os espaços de qualificação foram abordadas pelo cineastaIvan Molina.

 

FIDA

Projeto do Programa Rede de Sabres, do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) e financiado pela Fundação Ford, o FIDA surgiu a partir da necessidade de quem trabalha com o audiovisual sobre como as novas ferramentas digitais podem dialogar com os saberes tradicionais e como devem ser feitos. O primeiro encontro aconteceu em Caarapó, em dezembro no ano passado.

Para finalizar os assuntos discutidos ontem, os indígenas se reuniram novamente hoje (19), na sala dos Mestrados, localizado no prédio ao lado da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3351.