11/08/2016 - 7:00 - UCDB
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Ricardo Carlos, recebeu, ontem pela manhã (10), o Prêmio Memojutra - Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho, concedido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, durante o VIII Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho.
O prêmio é relacionado ao trabalho com os bolsistas da Católica que integram o Projeto de Iniciação Científica (Pibic): ‘Análise histórica dos processos trabalhistas do Tribunal Regional do Trabalho - MS (1962 - 1984), em virtude de reconhecer o alto merecimento da Instituição, pela sensível visão de preservação e divulgação da história, em prol da perpetuação da memória social e do exercício da cidadania. O trabalho é liderado pela professora Dra. Maria Augusta Castilho e desenvolvido no Laboratório de História da Católica.
“Em nome da UCDB, agradeço a oportunidade e a confiança em nos conceder essa premiação, que é fruto de boas parcerias que, inclusive, servem de exemplo para outros locais. Projetos como esse promovem a dignidade humana. Dedico o prêmio a todos os professores, acadêmicos e colaboradores”, afirmou.
Participaram do evento a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UCDB, Luciane Pinho de Almeida, o coordenador do curso de História, Roberto Figueiredo, os desembargadores Amaury Pinto Júnior (24ª Região) e Tereza Aparecida Asta Gemignani (15ª Região).
O Memojutra é uma instituição civil, sem fins lucrativos, fundada há 10 anos, com o objetivo de acompanhar, orientar e avaliar a política de preservação e tratamento adequado dos acervos dos Tribunais do Trabalho e de incentivar a organização de Memoriais da Justiça do Trabalho em cada um dos Regionais que ainda não o possuam.
Reconhecimento
Durante o evento, também foi lançado um livro virtual contendo cinco artigos de acadêmicos da UCDB. Os orientadores são Dra. Maria Augusta Castilho, Dra. Arlinda Cantero Dorsa, Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat e Dr. Pedro Pereira Borges, com alunos dos cursos de História, Direito e Arquitetura e Urbanismo.
Os acadêmicos homenagearam a professora Maria Augusta, que dedica-se há oito anos ao trabalho de catalogação e pesquisas em processos trabalhistas de Mato Grosso do Sul. “Recebemos um total de 16.365 processos, de 1962 a 1984. Desse total, já analisamos cerca de quatro mil, que já renderam 54 artigos acadêmicos. Temos hoje nove alunos de Pibic e dois de extensão trabalhando nesse projeto”, detalhou a docente.
Votação é on-line e deve ser feita somente até às 23h59 desta sexta-feira (14)