Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
“1859 é o ano do nascimento da nossa Congregação. Desejo por isso propor a todos os Irmãos que vivam o ano de 2009 como um ano de graça, lembrando de onde viemos, quem somos e para aonde vamos. Com esta celebração da nossa identidade carismática inicia também a peregrinação da Urna de Dom Bosco por todas as Regiões da nossa Congregação e se abre assim a preparação ao Bicentenário do seu Nascimento em 2015” (Padre Pascual Chávez Villanueva, Reitor-Mor dos Salesianos e 9º Sucessor de Dom Bosco)
A peregrinação das Relíquias de Dom Bosco pelos 130 países onde existe presença salesiana é parte de um grande Projeto, cujo idealizador foi o padre Pascual Chávez Villanueva, 9° Sucessor de Dom Bosco e Reitor-Mor dos Salesianos. O projeto de Peregrinação das Relíquias de Dom Bosco faz parte das comemorações pelos 150 anos de fundação de Congregação Salesiana e vislumbra a festa do bicentenário de nascimento de São João Bosco, em 2015.
Esse projeto quer proporcionar que todos nós estejamos “frente a frente” com Dom Bosco, através de suas Relíquias. Ele vem até nós, visitando crianças, jovens e adultos do mundo todo, e será acolhido pela Família Salesiana.
Em 29 de outubro a Urna com as Relíquias de Dom Bosco entrará no Paraguai e permanecerá até 15 de novembro, quando vem para o Brasil. A Inspetoria São Pio X, em Porto Alegre será a primeira a receber as Relíquias no dia 16 de novembro. De 03 a 19 de dezembro estarão na Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo. A partir do dia 20, visitam a Inspetoria São João Bosco, em Belo Horizonte e chegam a Missão Salesiana de Mato Grosso no dia 06 de janeiro, pela cidade de Barra do Garças (MT).
Na Capital a Urna chega no dia 13, na Paróquia São João Bosco, segue para Corumbá e retorna no dia 19. Daqui segue para o interior do estado de São Paulo e retorna para a Sede Inspetorial de Campo Grande no dia 19 e no dia seguinte parte para a Inspetoria de Recife.
Como será a visita da Peregrinação?
A visita de Dom Bosco acontecerá concretamente por meio de suas Relíquias, guardadas dentro de uma estátua, acomodada dentro de uma urna de alumínio, bronze e cristal. Esta Urna que nos visitará é uma réplica daquela que se encontra na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, Itália, e que guarda as partes do corpo de Dom Bosco.
A base da Urna representa uma ponte sustentada por quatro pilares, sobre os quais estão inscritas as datas que definem o bicentenário: 1815-2015. Nas laterais dos pilares apresentam rostos de jovens dos cinco continentes.
O brasão da Congregação Salesiana, que celebra, em 2009, os 150 anos de fundação e o lema adotado por Dom Bosco – “Da mihi animas, Cetera tolle” (“Dai-me almas e ficai com o resto”) – também estão inscritos na Urna.
Relíquias
Relíquias vêm do Latim reliquiae (de reliquus, “restante”). Trata-se dos restos mortais ou dos objetos que estiveram em contato com o corpo de um santo ou de um bem-aventurado cujo culto público a Igreja autorizou. A veneração das relíquias tem como única justificação e o objetivo o de proclamar as maravilhas de Cristo nos seus servos, oferecendo aos fiéis um exemplo a imitar. É também expressão da reverência pelo corpo chamado a entrar em comunhão com Deus no momento da ressurreição da carne.
Mais informações na Inspetoria Salesiana de Campo Grande pelo telefone 3312-6400.
Fonte: Inspetoria Salesiana de Campo Grande
Evento será realizado no auditório do bloco M
Evento será realizado em sala de aula no bloco A