Benedito nasceu em Filadelfo, perto de Messina, na ilha de Sicília, Itália, por volta do ano de 1526. Os pais eram de origem escrava e de ascendência de negros etíopes ou de mouros do norte da África, daí o fato de ser chamado de Benedito, o Preto ou Mouro.
Quando pequeno, ele era trabalhava no pastoreio, nas montanhas da Sicília, levando uma vida simples e pobre; recebeu dos pais o santo temor a Deus e cresceu na piedade e inocência. São Benedito uniu-se aos eremitas, organizados por São Jerônimo de Lanza, por desejar entregar-se a uma vida de maior perfeição cristã, já que eles viviam conforme a regra de São Francisco de Assis, tanto assim que foi a sua observância que mereceu o cargo de superior daquela corporação de eremitas.
Essa grande santo era de profunda humildade, disponibilidade a todo serviço, junto com uma observância perfeita da regra, demonstrando profunda piedade e espírito de penitência. Embora analfabeto, Benedito era dotado de prudência, tino prático e carisma de liderança. Assumiu, com dedicação e responsabilidade, o cargo de mestre de noviços, e terminando o seu tempo de superior, voltou com a máxima simplicidade e naturalidade para os serviços da cozinha, onde ficou até subir aos céus no 5 de abril de 1589.
São Benedito, rogai por nós!