16/03/2012 - 0:00 - UCDB
Fonte: Larissa Rachel
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Começou ontem (15), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o 3° Seminário sobre Impactos Educacionais nas Redes Escolares (SIPERE). As atividades continuam hoje, a partir das 8h. Assim como nas edições anteriores, o seminário tem a função de debater pesquisas no âmbito educacional, com foco, em provas oficiais realizadas nas redes escolares. Neste ano, o debate está centrado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) considerando os diferentes impactos que está prova traz para redes escolares e se está ocorrendo mudanças positivas.
Um dos objetivos do evento é a consolidação da interação entre Universidade e escola. Segundo a organizadora do evento, professora Dra. Leny Rodrigues Martins Teixeira, “a Universidade tem interesse nas questões escolares, por causa da sua parceria com a sociedade, servindo também, para assessorar as escolas com serviços de extensão. Na questão educacional, não tem como trabalhar isoladamente, essa parceria é uma via de mão dupla”.
O SIPERE tem relação com projeto Inovações Educacional e as Políticas Públicas de Avaliação e melhoria da Educação no Brasil (IEPAM), do Programa observatório da Educação, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECAD).
Programação
A primeira mesa-redonda de hoje tem como tema “O ensino médio em Mato Grosso do Sul e a avaliação do Enem”, com a participação de Hildney Alves de Oliveira, coordenador do Ensino Médio e da Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação, Márcia Proescholdt, gestora do Ensino Médio da SED, professores e alunos da rede estadual. A coordenação será da professora Maria Aparecida Perrelli, da UCDB.
Em seguida, às 10h30min, o tema em discussão será “A avaliação do ensino básico”, com Dirce Nei Teixeira de Freitas, da UFGD, coordenado por Maria Tereza Carneiro Soares. Após o almoço, às 13h30, os grupos de trabalho se reúnem e fazem os relatos de experiências. Já no período noturno, às 19h30, a professora da Unicamp Mara Regina Lemes de Sordi profere a palestra “Possibilidades e limites da avaliação em larga escala na construção da qualidade da escola pública”.
Prazo vai até 12 de agosto e deve ser feito pela internet