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UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários
Edital n. 001/2011– PROJETO DE EXTENSÃO
SELEÇÃO INTERNA DE PROJETO DE EXTENSÃO - 2012
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEX, no uso de suas atribuições regimentais, torna público o presente edital de seleção de Projetos de Extensão e convida os professores da UCDB interessados a se inscreverem no processo até 24 de outubro de 2011, as 16 horas, de acordo com os requisitos, procedimentos, prazos e critérios estabelecidos a seguir
DO OBJETO
O presente edital visa:
1. Selecionar projetos de extensão para serem desenvolvidos no período de janeiro a dezembro de 2012.
2. Renovar projetos de extensão executados no período de 2010/2011 para serem desenvolvidos no período de janeiro a dezembro de 2012.
DOS OBJETIVOS
São objetivos da realização de projetos de extensão
1. Possibilitar a participação dos acadêmicos de graduação, nos projetos de extensão na condição de bolsistas ou voluntários, contribuindo para a formação acadêmica e atitude cidadã.
2. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios na integração dialógica entre comunidade e Instituição.
3. Fomentar a realização de projetos de extensão que atendam às demandas da sociedade.
4. Incentivar o docente e discente para a produção científica promovendo o intercâmbio do conhecimento e a articulação com o ensino e com a pesquisa.
5. Desenvolver o exercício da cidadania e a participação crítica.
6. Contribuir para o desenvolvimento de um processo pedagógico de aprendizagem participativa, possibilitando à comunidade acadêmica o contato com a realidade social.
DOS PROJETOS
Serão selecionados os projetos nas seguintes condições:
1 - Projetos Novos
A cada projeto serão distribuídas 04 (quatro) horas/aula semanais para docentes participantes. No projeto deverá constar a distribuição da carga-horária dos docentes, observando os itens a seguir.
a) Projetos coletivos: o projeto deverá apresentar carga horária máxima de 02 (duas) horas/aula para professor coordenador e o restante distribuída para os demais integrantes.
b) Para projetos individuais a indicação de carga horária poderá chegar ao máximo de 04 (quatro) horas/aula.
2 - Renovação de projetos
A cada projeto serão distribuídas horas/aula semanais para docentes participantes conforme atual disponibilidade de carga horária na PROEX. No projeto deverá constar a distribuição da carga-horária dos docentes, observando os itens a seguir:
a) Projetos coletivos – o projeto deverá apresentar:
i. Carga horária máxima de 10 (dez) horas/aula semanais para professor coordenador e, no máximo 08 (oito) horas/aula semanais para cada outro docente integrante, no caso de propostas de projetos co mais de 30 (trinta) horas/aula semanais;
ii. Carga horária máxima de 08 (oito) horas/aula semanais para o professor coordenador e, no máximo 06 (seis) horas aulas semanais para cada outro projeto docente integrante, no caso de propostas de projetos de 21 (vinte e uma) a 30 (trinta) horas/aula semanais;
iii. Carga horária máxima de 06 (seis) horas/aula semanais para o professor coordenador e, no máximo 04 (quatro) horas/aula semanais para cada outro docente integrante , no caso de propostas de projetos de 11 (onze) a 20 (vinte) horas/aula semanais;
iv. Carga horária máxima de 02 9duas) horas aula semanais para o professor coordenador e a mesma quantidade distribuída para os demais integrantes, no caso de propostas de projetos de 01 (uma) a 10 (dez) horas aula semanais;
b) Projetos individuais: a proposta de carga horária poderá chegar ao máximo de 04 (quatro) horas/aula semanais;
DO DOCENTE PROPONENTE
Poderá atuar como docente no projeto de extensão aquele que pertencer ao corpo docente da UCDB e ter titulação mínima de especialista.
O docente não poderá exceder carga horária de 20 (vinte) horas/aula semanais em projetos de extensão, no caso de desenvolver mais de um projeto
Fica vedada a figura do professor voluntário
DOS DISCENTES
Poderão atuar como discentes no projeto de extensão os acadêmicos que atenderem os seguintes critérios:
a) estar regularmente matriculado e freqüentando curso superior na UCDB;
b) não possuir mais de duas dependências;
c) ter disponibilidade de carga-horária semanal prevista para o desenvolvimento das atividades do projeto.
d) em caso de bolsista, não receber outro tipo de benefício da UCDB.
DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
A avaliação e seleção dos projetos de extensão serão realizadas por grupos de pareceristas ad hoc, com experiência na extensão, indicados e nomeados pelo Comitê de Extensão.
O Comitê será responsável pela avaliação dos resultados obtidos no desenvolvimento das atividades dos projetos de extensão no decorrer dos anos 2010 e 2011, de acordo com o item “DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO” do presente edital.
DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para a avaliação dos projetos de extensão serão analisados os seguintes critérios:
Projeto com parceria interna (discentes e/ou docentes)
Item
Indicadores
Pontuação
1
Com outros cursos (cada parceria vale 01 ponto)
0 a 5
Projeto com parceria externa (é obrigatória a apresentação da declaração da instituição parceira)
Item
Indicadores
Pontuação
1
Parceria (Cada parceria vale 01 ponto)
0 a 3
Projeto com Financiamento ou Bolsa Externa
Item
Indicadores
Pontuação
1
Com financiamento ou bolsa externa
0 a 2
Qualidade da Proposta.
Item
Indicadores
Pontuação
1
Qualidade textual
0 a 5
2
Coerência da justificativa, dos objetivos e da metodologia
0 a 5
3
Interdisciplinaridade
0 a 5
4
Viabilidade do cronograma
0 a 5
5
Viabilidade e adequação financeira
0 a 5
Impacto Interno
Item
Indicadores
Pontuação
1
Prevê e propõe palestras, simpósios, debates entre outros, que interfira na formação da comunidade acadêmica;
0 a 2
2
Apresenta potencial de interferência no processo ensino aprendizagem.
0 a 3
Impacto Externo
Item
Indicadores
Pontuação
1
Propõem transformar de modo efetivo, a realidade da comunidade, alterando suas rotinas, resolvendo problemas crônicos, interferindo positivamente nas dificuldades inicialmente diagnosticadas;
0 a 5
2
Demonstra potencial de melhorar as condições da comunidade em questão, construindo estratégias para futuras transformações sociais;
0 a 5
Importância na Formação complementar do aluno:
Item
Indicadores
Pontuação
1
Propicia elevada formação do discente, levando-o a dominar o assunto através de estudos paralelos, subsidiado com bibliografias específicas;
0 a 5
2
Propõe ações de compromisso social estimulando uma atitude cidadã, profissional, solidária e co-participativa entre Universidade e a sociedade.
0 a 5
Projetos com solicitação de renovação serão avaliados também pelo COMITÊ DE EXTENSÃO, de acordo com os seguintes critérios, considerados no biênio 2010 – 2011:
Apresentação da documentação relativa ao Projeto desenvolvido:
Item
Indicadores
Pontuação
1
Apresentação de relatórios (1 ponto a cada relatório)
0 a 4
2
Apresentação do Relatório dos discentes participantes no projeto (0,25) relatórios entregues por semestre
0 a 4
Participação do docente nas atividades da PROEX:
Item
Indicadores
Pontuação
1
Participação nas reuniões da Proex (1 ponto a cada participação)
0 a 2
2
Participação no Seminário de Extensão da UCDB (2 pontos a cada participação)
0 a 4
Participação do discente e/ou técnicos envolvidos no projeto nas atividades da PROEX:
Item
Indicadores
Pontuação
1
Participação nas Reuniões da Proex (0,25 a cada reunião)
0 a 2
2
Participação no Seminário de Extensão (0,5 a cada participação)
0 a 4
Participação do projeto em atividades externas (Ação Global, SEST/SENAT entre outros)
Item
Indicadores
Pontuação
1
Participação do projeto em atividades externas (0,5 pontos a cada participação)
0 a 4
Produto dos projetos de extensão
Item
Indicadores
Pontuação
1
Cartilhas educativas e outras (0,5 pontos a cada produção)
0 a 2
2
Folders explicativos e educativos (0,5 pontos a cada produção)
0 a 2
3
Apostilas educativas (0,5 pontos a cada produção)
0 a 2
Produção Científica articuladas ao Projeto de Extensão (docentes, técnicos e acadêmicos)
Item
Indicadores
Pontuação
1
Livros Publicados (0,5 pontos a cada publicação)
0 a 2
2
Artigos Publicados (0,5 pontos a cada publicação)
0 a 2
3
Comunicações Orais em eventos científicos (0,5 pontos a cada comunicação)
0 a 2
4
Comunicações em Pôster em eventos científicos (0,25 pontos a cada comunicação)
0 a 2
5
Resumos publicados em anais de eventos científicos (0,5 pontos a cada publicação)
0 a 2
DAS RESPONSABILIDADES
Obrigatoriamente os docentes e discentes dos projetos aprovados, assinarão um Termo de Compromisso.
Compete aos Coordenadores e Professores:
I. Assinatura de termo de compromisso.
II. Divulgação das vagas existentes para discentes no projeto;
III. Informação aos discentes candidatos dos critérios para a participação no Projeto, assim como as atividades que deverão ser desenvolvidas;
IV. Envio, no início da execução do projeto, da relação nominal dos selecionados ao Setor de Programas e Projetos de Extensão.
V. Planejamento e capacitação aos acadêmicos extensionistas, para o desenvolvimento das atividades;
VI. Acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos;
VII. Controle de freqüência e participação dos acadêmicos extensionistas nas atividades desenvolvidas no Projeto;
VIII. Deferimento da justificativa de ausência do discente;
IX. Participação das reuniões, seminários, oficinas, encontros e outras atividades correlatas à extensão;
X. Comunicação ao Setor dos Projetos de Extensão sobre as substituições dos acadêmicos indicando o motivo da saída destes.
XI. Apresentação de Relatório das atividades executadas no projeto de extensão.
Compete ao discente:
I. Obrigatoriedade de assinatura do Termo de Compromisso;
II. Disponibilidade de horário para se dedicar ao Projeto;
III. Cumprimento aos horários e execução das atividades previstas no projeto;
IV. Participação das reuniões, seminários, oficinas, encontros e outras atividades correlatas ao projeto;
V. Divulgação em publicações e apresentação de trabalhos;
VI. Divulgação dos resultados do projeto com o professor ou coordenador;
VII. Justificativa, por escrito, de eventual ausência às reuniões;
VIII. Justificativa, por escrito, de eventual falta ou atraso no projeto;
IX. Comunicação imediata, ao Coordenador, em caso de afastamento do projeto, justificando seu desligamento;
X. Apresentação do Relatório das atividades executadas.
DO LOCAL E DO HORÁRIO PARA INSCRIÇÃO
Os interessados deverão preencher a ficha em duas vias e entregar no Setor de Programas e Projetos de Extensão, Bloco Administrativo, piso térreo, até as 16 horas do dia 24 de outubro de 2011, impreterivelmente. O projeto de extensão deverá ser entregue em uma via impressa e uma via no endereço eletrônico: projetoscomunitarios@ucdb.br
DO CALENDÁRIO DE SELEÇÃO
Inscrição no processo de seleção: até 24 de outubro de 2011, as 16h.
Divulgação das inscrições deferidas: 26 de novembro de 2011.
Divulgação dos resultados: até 16 de novembro de 2011.
DOS RECURSOS
Todo professor que concorrer ao Edital poderá apresentar recurso fundamentado, impreterivelmente, até 02 (dois) dias úteis após o resultado da seleção. O julgamento do recurso será realizado nas seguintes instâncias:
a) Em 1ª instância, pelo Comitê de Extensão.
b) Em 2ª instância, pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
DA DESISTÊNCIA
Os Coordenadores e docentes de Projetos de Extensão selecionados que, sem motivo plausível, desistirem da execução do projeto de extensão, não poderão participar do edital subseqüente. A justificativa para a desistência deverá ser encaminhada ao Comitê de Extensão, que na primeira sessão ordinária subseqüente apreciará a procedência da justificativa e dará parecer sobre a possibilidade do docente participar da próxima seleção de projetos de extensão.
Os casos omissos neste Edital resolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
Campo Grande, 30 de setembro de 2011.
Profa. Dra. Luciane Pinho de Almeida
Pró- Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários
Universidade Católica Dom Bosco- UCDB
Evento é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas