23/05/2025 - 14:47 - UCDB
Fonte: Franciely Valensuela, sob a supervisão de Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Durante três dias, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de uma intensa programação voltada à cultura, tecnologia e reflexão crítica sobre os rumos da profissão. A Semana Acadêmica do curso, construída a partir de sugestões dos próprios alunos, teve como destaque a participação dos filhos do arquiteto Rubens Gil de Camillo, homenageado em diversas atividades.
A coordenadora do curso, professora Ana Claudia Marques, explicou que o evento nasceu de uma escuta ativa dos estudantes. “Todos os assuntos que estão lá foram trazidos através de um levantamento feito pelos líderes de turma. Nosso objetivo é sempre melhorar o poder crítico do aluno, trazer informações novas e promover a troca entre diferentes formas de pensar”, afirmou.
Um dos momentos mais marcantes foi a palestra com os filhos de Rubens Gil de Camillo, Gil Carlos e Rubens Fernando, que compartilharam memórias e reflexões sobre o legado do pai. “Foi uma inspiração, através do trabalho dele, pude enxergar muito da arquitetura e depois definir o meu próprio caminho”, revelou um dos filhos. A casa de praia em Maranduba, projeto que o arquiteto realizou aos 29 anos, foi citada como símbolo do seu espírito inovador e domínio das limitações construtivas da época.
A presença da família também emocionou os participantes. “Os alunos participaram ativamente, depois ficaram lá, tirando fotos, fazendo perguntas. Acho que desperta a admiração, o sentimento de ter alguém como ídolo. Isso influencia eles a buscar uma arquitetura de qualidade, algo que tem se perdido”, destacou a professora Ana Claudia.
Além das palestras e oficinas práticas, o evento promoveu um momento com o tema “sala de aula ideal”. Alunos debateram expectativas sobre os espaços de ensino e refletiram sobre a relação entre arquitetura, pedagogia e a experiência de aprendizagem. As ideias devem resultar em um projeto colaborativo a ser apresentado para a universidade. “Os alunos foram super participativos. A ideia é que isso vire um projeto concreto”, contou a docente.
A programação também incluiu debates sobre adensamento urbano e parques em Campo Grande, oficinas de fotografia e cenografia, e palestras sobre inteligência artificial na arquitetura e criação de cenários para games mostrando aos estudantes um leque amplo de possibilidades na profissão.
A Semana Acadêmica foi encerrada no Museu das Culturas Dom Bosco, destacando a importância da arquitetura como experiência sensorial e histórica. “Como é estar visitando um museu com o acompanhamento de um museólogo? Isso causa outro impacto. A visita foi pensada para que os alunos tivessem essa visão ampliada”, explicou a professora.
Evento foi realizado de 15 a 20 de abril passando por Reggio Emília - Bassa Reggiana e Milão
Prova será on-line no dia 29 de junho