Semana dos Povos Indígenas acontece na Católica

17/04/2012 - 0:00 - UCDB

Fonte: Maria Caroline Palieraqui e Edyelk dos Santos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A Semana dos Povos Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) 2012 teve início ontem (16). As atividades serão realizadas até o dia 20 e, neste ano, o tema a ser abordado são as representações e discursos sobre os povos indígenas nos livros didáticos e universidade.

O objetivo dessas atividades, que estão sendo organizadas pelos acadêmicos do curso de História, em especial os bolsistas que integram o Núcleo de Estudo e Pesquisa das Populações Indígenas (NEPPI), é ampliar a discussão e o diálogo em torno da história e da contribuição desses povos.

A abertura da semana foi marcada pela apresentação de vídeo documentário, seguido de debate. Também foi apresentado o vídeo “Série índios no Brasil – Episódio: quem são eles?”, de Airton Krenak, pelo professor das Licenciaturas da Católica Me. Antonio Carlos Seizer, e também com uma exposição de quadros e banners, que ficarão expostos durante a semana de evento.

Programação

Hoje (17), será apresentado o vídeo Mbaraká, de Spensy Pimentel, com debate mediado pelo professor Eliel Benites, da etnia kaiowá, mestrando em Educação da UCDB. As discussões acontecem na sala de aula do curso de História, no bloco A. Amanhã (18), está programada mesa-redonda sobre os discursos circulantes sobre os povos indígenas nos livros didáticos e na academia. A atividade será apresentada pela palestrante Dra. Iara Bonin, com participação da professora Dra. Adir Casaro Nascimento e da mestranda Teodora de Souza, da etnia guarani, acontece no anfiteatro do bloco A.

A Semana dos Povos Indígenas continua na sexta-feira (20), com apresentação de vídeo documentário Trilhas do Conhecimento, de Bruno Pacheco, que aborda os acadêmicos indígenas nas Universidades, seguido de debate mediado pelo acadêmico indígena do curso de direito da UCDB, Marcelo Ribeiro Coelho, na sala de aula de História.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3590.