10/12/2009 - 0:00 - UCDB
Fonte: Vanessa Bitencourt
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O grupo teatral da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Senta que o Leão é Manso, viajou ontem (9) para o município de Rio Verde, interior do Estado, com o intuito de participar do 28° Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro. O evento é realizado pela Federação Sul-Mato-Grossense de Teatro (Fesmat), em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), e a Prefeitura Municipal de Rio Verde. O festival tem início hoje (10) e segue até domingo (13).
Para o coordenador do setor de Cultura e Arte da UCDB, Roberto Figueiredo, esse é um encontro de atores de todo o Estado, sendo muito gratificante poder participar em mais uma oportunidade do evento e mostrar as peças desenvolvidas durante o ano na Católica. “A UCDB já ganhou vários prêmios nesses festivais e estamos ansiosos para participar desta edição”, disse.
A Católica terá a apresentação de duas peças no evento: “O Noviço” com a direção de Marcelo Piccolli e “A Maldição do Vale Negro”, que tem como diretor Roberto Figueiredo.
O Noviço
A peça “O Noviço” trata-se de uma comédia de Martins Pena que retrata o cotidiano do Brasil de 1845, que na adaptação do diretor Marcelo Piccolli torna-se mais próxima do público contemporâneo, colorida e divertida, seguindo a influência da Comédia Dell’arte.
Um casamento por interesse dá início à história de O Noviço. O canalha Ambrósio Nunes quer se aproveitar do casamento com Florência, uma viúva rica, porém o retorno de Carlos e a visita inesperada de Rosa irão mudar seus planos. Daí por diante, o corre-corre, próprio da comédia de costumes, e a ação inusitada de outros personagens acabam por provocar muitas trapalhadas.
A Maldição do Vale Negro
A história se passa no ano de 1834, na província de Castelfranc, na França, no castelo dos Belmont, localizado no alto do Vale Negro. Agatha, a velha e corcunda governanta, prepara a bebida medicinal do último descendente da nobre linhagem, o conde Maurício, que, doente e envergado pelos anos, cochila em seu aposento.
Com o frescor e a inocência de costume, Rosalinda, uma pobre órfã acolhida na tenra infância pela generosidade do conde, hoje com 17 anos, volta de seu habitual passeio pelo bosque trazendo flores e frutos silvestres. Quando, de repente, a cascata que corre no Vale interrompe seu fluxo de paz e ouvem-se ao longe um alvoroço medonho e inumano, pressagiando que algo terrível está para acontecer. É a maldição do Vale Negro. Como nem tudo e nem todos são o que parecem ser, até que a paz volte a reinar na mansão dos Belmont, muitas reviravoltas acontecerão no decorrer da história até seu desfecho.
Outras informações sobre a participação do Senta que o Leão é Manso no evento podem ser encontradas no setor de Cultura e Arte pelo telefone 3312-3406.
Competição ocorre de 16 a 20 de abril, em Lages (SC)
Eleição do 11º sucessor de Dom Bosco ocorreu no dia 25 de março durante o XXIX Capítulo Geral
Evento celebra o terceiro ano de criação do Bioparque Pantanal