Simpósio em Educação aborda práticas pedagógicas e formação docente

10/11/2009 - 0:00 - UCDB

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O Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), através do Grupo de Pesquisa Formação e Práticas Docente (FORPRAD), realiza nos dias 17 e 18 deste mês o “Simpósio em Educação: Quem conta um conto aumenta um ponto — perspectiva narrativa, pesquisa e formação de professores”. A discussão faz parte da linha de pesquisa Práticas pedagógicas e suas relações com a formação docente. O evento, que possui carga horária de 15h, será realizado na sala de aula do programa, localizado no prédio da Biblioteca da Instituição.

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento teórico a respeito da modalidade de pesquisa e formação, mostrar a possibilidade de converter narrativas orais de professores em narrativas escritas para que possam ser socializadas e refletidas, além de gerar novas perspectivas profissionais, o Simpósio é destinado a professores das diversas redes de ensino, pesquisadores e alunos da pós-graduação.

Programação
Professor e pesquisador da Universidade de Educação da Unicamp e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC), Guilherme do Val Toledo Prado será o palestrante dos dois dias do evento. No primeiro dia, as atividades começam às 7h30, com “Considerações acerca da pesquisa autobiográfica e da pesquisa formação”. Às 13h30, a discussão será sobre “Relatos de pesquisas desenvolvidas no GEPEC e o caráter auto-hetero-biográfico na qual elas se inscrevem”.

Na manhã do segundo dia de simpósio, serão levantadas questões de práticas pedagógicas e formação docente através da leitura de alguns textos. No período vespertino serão respondidas questões e, para finalizar a programação do evento, acontecerá o debate final a respeito dos processos de pesquisa construídos em distintas formações.

Os interessados podem efetuar inscrições através do site gppraticaspedagogicas@gmail.com até o dia 16 deste mês. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3312-3607 ou 3597.