Sistema de cotas é tema de colóquio e dissertação

05/09/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Nyelder Rodrigues

NULL

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Os sete anos do sistema de cotas raciais da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) foi tema de dois eventos do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizados sexta-feira (2): o 106º Colóquio em Educação e uma defesa de dissertação, ambos realizados na sala de aula do PPGE-UCDB, localizada ao lado da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro. Os eventos foram organizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES).

Para o 106º Colóquio em Educação, realizado no período da tarde, a professora e pesquisadora da UEMS, Dra. Maria José Cordeiro, foi convidada para mostrar aos participantes os resultados e perspectivas do sistema. Durante a palestra, foram apresentados índices sobre o desempenho e permanência dos acadêmicos aprovados em cotas, além de um retrato comparativo entre a atual UEMS e a anterior às cotas.

Outros pontos destacados por Maria José foi o crescimento dentro da universidade de pesquisas, capacitações e eventos realizados com foco na temática racial, assim como a aproximação com os movimentos negro e indígena. Ela também indicou que participação desses estudantes no cotidiano acadêmico cresceu, citando como exemplo a eleição recente de negros para a presidência do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UEMS.

Dissertação

Pela manhã, a mestrando Daisy Ribas Emerich defendeu a dissertação “A percepção dos professores sobre o Sistema de Cotas para Negros da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Curso de Pedagogia de Dourados (2004-2008)”. A banca de avaliação foi composta pelas professoras da UCDB, Dra. Mariluce Bittar – orientadora do trabalho – e Dra. Tereza Cestari, além da convidada, Dr. Maria José Cordeiro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3597.