TCC de Mecatrônica propõe automação por meio de kit hidráulico

16/06/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Gabriel Machado

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Baseados na ideia de padronização da comunicação entre transdutores do IEEE1451, comitê formado por profissionais de diversas áreas da tecnologia, os acadêmicos Vinicius Stranieri e Diego Fernandes, do 9º semestre do curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), apresentaram na manhã de hoje (16) seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O trabalho apresentado pelos acadêmicos de Mecatrônica, que terá sua etapa prática concluída até o final deste ano, pretende realizar a automação de um kit hidráulico criando uma interface que irá controlar a atividade de dois pistões. O sistema usado por eles é baseado no protocolo CAN, uma linguagem de comunicação usada na automação de carros que se tornou uma norma mundial nos anos 1993 e 1994 na indústria automotiva.

“Nós vamos realizar toda a programação do sistema para que ele possa ser utilizado manualmente, por meio da interface, ou automaticamente, neste caso a programação funciona como uma máquina de tampar potes, onde uma esteira leva cada pote e um sensor nota a presença do pote fazendo com que a esteira pare e o pistão coloque a tampa. Então a esteira volta a funcionar, fazendo um ciclo”, comentou o acadêmico Diego.

“A dificuldade que nós pretendemos eliminar está na linguagem utilizada pelas redes de cada cliente e a dos sensores, que são vários e produzidos por muitos fabricantes. A ideia é fazer com que os sensores consigam comunicar as ações, independente da linguagem usada pela rede do cliente”, concluiu Vinicius.

De acordo com o professor Alexsandro Monteiro, que compôs a banca de examinadores, o trabalho auxilia a padronização de sistemas de automação. Além disso, é um trabalho que dá continuidade a outros trabalhos já realizados aqui dentro, melhorando o teor cientifico e contribui para o mercado.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3495.