04/02/2025 - 9:20 - UCDB
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
“Ancorados na esperança, peregrino com os jovens”. O tema da Estreia 2025, documento anual publicado pelos Salesianos de Dom Bosco, é refletido pelo corpo docente da Universidade Católica Dom Bosco durante a semana de formação, que acontece desde a semana passada. Na noite de ontem (3), durante a Acolhida 2025A, o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, pontuou as principais reflexões, além de acrescentar mensagens do Papa Francisco.
“Papa Francisco, em 2014, falou sobre os horizontes para a educação, em dez pontos. Vou destacar o que diz respeito diretamente aos professores: eles são os primeiros que devem permanecer abertos à realidade, com a mente sempre aberta para aprender. Nós não somos os donos da verdade, pois, atenção aqui, se um professor não está aberto para aprender, não é um bom professor. Os jovens compreendem, farejam e são atraídos pelos professores que têm um pensamento aberto, incompleto, que procuram algo mais, e assim contagiam os estudantes com essa atitude. Outro ponto: uma educação deve ter marcas da coerência e do testemunho — isso para mim é imprescindível. Um educador transmite conhecimentos e valores com suas palavras, mas só será incisivo sobre os jovens se acompanhar as palavras com o testemunho, com a sua coerência de vida. Sem coerência, não é possível educar. O testemunho não se compra e nem se vende, se oferece. Atenção aqui: os jovens têm necessidade de qualidade do ensino e igualmente de valores, não apenas enunciados, mas testemunhados. A coerência é um fator indispensável na educação dos jovens. Não se consegue fazer crescer, não se pode educar sem coerência. E o binômio coerência-testemunho são indissociáveis”, recomendou o Reitor, durante seu discurso.
Os Pró-Reitores Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão), Taner Douglas Alves Bitencourt (Administração), Pe. Rafael Gustavo Santos Souza Lopes (Pastoral e Assuntos Comunitários) e Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação) também deram as boas-vindas aos professores e relataram brevemente as ações de suas pastas.
No encerramento do evento, o novo coordenador da área de Cultura e Arte, Marcelo Picolli, comandou as apresentações culturais do grupo Senta que o Leão é Manso e Ararazul, que precederam a exibição do documentário “Onde você estava?”, dirigido pelo professor Roberto Figueiredo, que faleceu em dezembro de 2024. O filme traz depoimentos de personalidades da sociedade local (artistas, comerciantes, jornalistas, antropólogos e historiadores) sobre a divisão de Mato Grosso e a criação de Mato Grosso do Sul.
A formação docente continua nesta semana, com atividades presenciais e on-line. O início das aulas para os veteranos será no dia 12 de fevereiro e, para os calouros, no dia 17 de fevereiro. A Acolhida 2025A será no dia 18 de fevereiro, nos períodos matutino e noturno.
Clique na foto principal e navegue pela galeria de fotos.
Cadastro deve ser feito pela internet
Inscrição deve ser feita pela internet