10/08/2018 - 8:30 - UCDB
Fonte: Silvia Tada e Natalie Malulei
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Emoção, gratidão e orgulho foram sentimentos que prevaleceram na cerimônia de diplomação de mestres e doutores da Universidade Católica Dom Bosco, realizada pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, na noite de ontem (9). Os pesquisadores que defenderam suas dissertações e teses entre 2016 e 2018 receberam das mãos de seus coordenadores o diploma simbólico, sob aplausos de membros da Reitoria — Reitor Pe. Ricardo Carlos e pró-reitores Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação), Herivelton Breitenbach (Administração), Gillianno Mazzetto (Desenvolvimento Institucional), Rubia Renata Marques (Graduação) e João Marcos Araújo (Pastoral) — docentes, colaboradores e familiares.
“Dentro da tradição da colação de grau da graduação, iniciamos hoje esse momento especial com os nossos acadêmicos dos mestrados e doutorados. Em sua grande maioria, temos aqui muitos alunos advindos dos cursos de graduação; são frutos da educação salesiana, que decidiram dar sequência aos seus estudos no Stricto Sensu. Esta noite queremos solenizar e reconhecer o esforço que realizaram ao longo de muito tempo. Eles estão na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade, do Estado”, afirmou o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.
Representando os mestres e doutores diplomados, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Gillianno Mazzetto, discursou e destacou a importância dos docentes dos programas: “Chegamos aqui hoje, por esforço, coragem, determinação, mas também porque fomos acompanhados. A ciência que produzimos e da qual, hoje, gozamos louvores foi-nos dada sob ombros de gigantes, aqui representados por esta universidade e pelos nossos professores, nossos Doctors Mirabilis, doutores admiráveis, que com esforço, afinco e dedicação plantaram em nosso espírito o fulgor, o respeito e a inquietude científica. A eles a nossa admirável deferência e aplausos”. E completou: “Lembremo-nos do alerta de Nietzsche: Há um deserto crescendo. Ai daquele que cultiva desertos dentro de si. Então, que a nossa ciência e a nossa prática de ensino não se tornem o lugar do nascimento da barbárie, mas, que seja o lugar sagrado no qual nós prestamos louvores aos gigantes sobres os ombros do quais estamos de pé”.
Enquanto a classe pesquisadora defende a manutenção dos recursos destinados às bolsas e trabalhos científicos, a UCDB busca mostrar a importância da continuidade dos estudos acadêmicos. “É muito importante momentos como este porque a população não tem noção do quanto é difícil e importante a pesquisa para a sociedade”, destacou o médico veterinário Gabriel Carvalho de Macedo, mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária e doutorando pela UCDB.
Outra mestre que comemorou oficialmente a conclusão do curso foi Endyara Signor Kohl, que destacou a aplicabilidade das pesquisas desenvolvidas. “Fazer um mestrado foi bem bacana, uma responsabilidade muito grande. Pesquisamos a ora pro nobis, rica em proteína, que pode ser usada na alimentação de ruminantes. Isso beneficia os pequenos produtores, assentados, e isso nos dá muita satisfação. Estar hoje aqui me dá uma emoção diferente da colação de grau da graduação. Hoje, sinto que responsabilidade é bem maior”.
Foram diplomados mestres e doutores dos Programas Stricto Sensu em Biotecnologia, Biotecnologia e Biodiversidade, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local, Educação e Psicologia.
Inscrição deve ser feita pela internet
Inscrições podem ser feitas pela internet