UCDB é selecionada para o Ciência Sem Fronteiras

27/09/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Acadêmicos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) podem concorrer a bolsas de estudo no exterior. A oportunidade foi viabilizada pela inclusão da Católica no programa “Ciência Sem Fronteiras”, do Governo federal. As regras para o processo seletivo interno serão divulgadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), por meio de edital.

O “Ciência sem Fronteiras” é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem como objetivo: o aumento da presença de pesquisadores em instituições de excelência no exterior, a inserção internacional das instituições brasileiras, a ampliação do conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas e a atração de jovens talentos científicos para trabalharem no Brasil.

Para a UCDB, foi dada a oportunidade de participação no âmbito da graduação, na chamada “Graduação Sanduíche no Exterior (SWG)”, com o oferecimento de dez bolsas. A previsão é de que entre 2011 e 2014 sejam ofertadas 15,5 mil bolsas nessa modalidade para estudantes de todo o País. Os selecionados farão estágio de seis meses a um ano, sendo de seis a nove meses em atividades acadêmicas e o restante em laboratórios de pesquisa, empresas ou centros de pesquisa e desenvolvimento. As instituições de destino devem estar entre as melhores do mundo nas suas respectivas áreas do conhecimento, segundo divulgação feita pelo programa. A lista completa pode ser conferida no site www.cienciasemfronteiras.cnpq.br.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Hemerson Pistori, trata-se de mais uma oportunidade de formação diferenciada que a UCDB poderá oferecer aos seus alunos. “A participação da UCDB neste importante programa indica, mais uma vez, o reconhecimento da qualidade da educação oferecida em nossa instituição”, afirmou. Em sua avaliação, o Brasil está assumindo de forma cada vez mais intensa e contundente um papel de líder econômico mundial que a médio e longo prazo se sustentará apenas através de uma liderança científica e tecnológica. “O programa Ciência sem Fronteiras, por meio do intercâmbio de estudantes e pesquisadores, reforça o interesse nacional neste sentido. O contato com outras culturas e com instituições que hoje são líderes mundiais na produção de conhecimento e tecnologia abre novos horizontes e perspectivas que não podem ser atingidas rapidamente através de uma formação ainda restrita em nosso país. O intercâmbio de um aluno cria laços internacionais que poderão acompanhar a formação deste como pesquisador, mesmo após o período em que ele passará no exterior e poderá gerar novas oportunidades, inclusive para outros alunos que, neste primeiro momento, não puderem participar desta oportunidade”.

 

SELEÇÃO

A seleção interna da UCDB priorizará o desempenho acadêmico, a qualidade da instituição de destino na área, o conhecimento do idioma do país no qual será realizado o estágio. A aprovação final caberá ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Os benefícios compreendem as passagens, auxílio instalação, seguro saúde se o país de destino não oferecer assistência gratuita, além das mensalidades para manutenção. Serão elegíveis os estudantes com bom aproveitamento acadêmico e engajados em programas de iniciação científica. Os alunos premiados em olimpíadas de matemática ou ciências, feiras científicas e atividades similares, de mérito reconhecido, também são potenciais candidatos a participar do Programa”, enfatizam os organizadores.

O programa também prevê bolsas para a pós-graduação e para professores, totalizando, ainda em 2011, 3.890 estudantes brasileiros beneficiados.