01/06/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Assessoria de Imprensa
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Alternativas sustentáveis, projetos que visam o futuro e conscientização ecológica são alguns dos motivos pelo qual autoridades, universidades e empresas privadas estão reunidas desde ontem (31), no Golden Class, para a 3ª Mostra de Soluções Sustentáveis, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e que conta com o apoio da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A abertura oficial do evento aconteceu às 19h e contou com a presença do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni e da Pró-Reitora de Extensão e Asuntos Comunitários da Católica, Dra Luciane Pinho de Almeida.
“Discutir esse tema é dever de toda a sociedade, mas precisa do poder público para essa engrenagem andar. Tenho certeza que ao percorrer os estandes vamos sair daqui com um juízo maior sobre como podemos contribuir para a cidade melhorar”, afirmou Trad. O prefeito ainda anunciou que Campo Grande vai iniciar o processo de coleta seletiva de lixo, a partir de julho uma região da capital — dividida em três para o início do projeto — vai começar a depositar o lixo seco em um saco diferenciado, que será recolhido e destinado para locais pré-estabelecidos para triagem e separação. O lixo úmido será descartado da mesma maneira já feita.
De acordo com o reitor da Católica, todos precisam se preocupar com o meio ambiente. “Ao mesmo tempo que a natureza se revolta, ela nos dá condições e oportunidades de usar os seus recursos, além de indicar o que pode ser reaproveitado ou reciclado”, comentou Pe. José Marinoni, que recebeu uma “ecobag”, sacola de tecido feita para evitar o uso de sacos plásticos. “Precisamos educar a população adulta, pois as crianças sabem que não podem jogar lixo no chão”, completou.
Extensão
Acadêmicos dos cursos de Agronomia, Engenharia Sanitária e Ambiental participam da feira como monitores —ou seja, orientando os visitantes —e por meio dos Projetos de Extensão Córrego Limpo, Horta na Escola e Vivênvias Agrárias. Os docentes da Católica ainda ministram oficinas gratuitas. “É o terceiro ano que somos parceiros da Semadur, discutir o meio ambiente é essencial num século que há muita degradação e não se pensa na reposição. Conscientizar é o necessário, porque se não fizermos a nossa parte não adianta o governo trabalhar”, alertou a Pró-Reitora de Extensão da UCDB.
O Biotério também está presente na mostra com educação ambiental e a apresentação da funcionalidade do animal na natureza, além da produção de veneno e contribuição para a medicina. “Enviamos todo mês o veneno das jararacas para a China, onde pesquisas já comprovam a redução de cem porcento no tumor de mama em ratas”, informou a coordenadora do local, Paula Helena Santa Rita. “Estou surpreso com a qualidade do trabalho do Biotério, não esperava que Campo grande tivesse trabalho desse nível. A UCDB está de parabéns”, comentou o prefeito Nelsinho Trad em visita ao estande.
Fotos: Leonardo Amorim
Evento será realizado em sala de aula no bloco A
Prazo vai até 12 de agosto e deve ser feito pela internet