24/07/2017 - 14:30 - UCDB
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
A Universidade Católica Dom Bosco, representada pelo Reitor, Pe. Ricardo Carlos, firmou parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-MS), hoje pela manhã (24), para a realização de Júris Simulados, dentro do projeto Educação, Trabalho e Justiça.
Participaram da solenidade o presidente do TRT, desembargador João de Deus Gomes de Souza, o desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, a coordenadora do curso de Direito, Elaine Cler, além do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, e as secretárias de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Mota, e municipal de Educação, Ilza Matheus.
O acordo de cooperação técnica possibilita o exercício da prática jurídica na Justiça do Trabalho e prevê a realização de audiências simuladas com a participação de Juízes do Tribunal e de acadêmicos matriculados nos 2º, 3º, 4º e 5º anos do curso de Direito. Os alunos farão os papéis das partes do processo e seus respectivos advogados e testemunhas. A audiência é conduzida por um magistrado que explica o passo a passo de cada ato e como é realizado um julgamento. As ações apreciadas nessas audiências são retiradas do arquivo de processos já finalizados da Justiça do Trabalho.
Outros acordos
Com o Estado e o município, o projeto do TRT prevê palestras para alunos do ensino fundamental e médio, constituindo-se em meio pelo qual a criança e o jovem possam compreender o valor da justiça social.
“É difícil e desafiador estreitar os laços da academia e do poder público, mas se cada um fizer a sua parte, utilizar os dons que recebemos, teríamos uma sociedade melhor. E são ações como estas, de levar o Judiciário para as nossas crianças, que podem fazer a diferença”, destacou Pe. Ricardo Carlos.
O presidente do TRT concordou: “Um dos pilares da sociedade é a família; o segundo é a educação. E estamos aqui replantando essa semente, retomando esse projeto que iniciamos há muito tempo, mas que tinha ficado suspenso o ano passado”.
Votação é on-line e deve ser feita somente até às 23h59 desta sexta-feira (14)