10/09/2025 - 7:50 - UCDB
Fonte: Assessoria de Imprensa
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Quatro personalidades receberão na próxima sexta-feira (12), a partir das 19h, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica Dom Bosco: o chanceler da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, o ministro João Carlos Parkinson de Castro, a professora Carmen Giordano e o egresso do curso de Direito da UCDB, Luiz Henrique Eloy Amado. A cerimônia contará a presença do Conselho Universitário da Católica, em reunião extraordinária.
A concessão do título de Doutor Honoris Causa é o mais elevado reconhecimento concedido pela Universidade a personalidades que se destacam por seus méritos científicos, educacionais, sociais, culturais, políticos ou humanitários, em consonância com os princípios que norteiam a missão institucional da universidade.
“Cada personalidade escolhida pelo Consu da UCDB tem, em sua trajetória, a marca da excepcionalidade. São pessoas especiais por suas capacidades de liderança, de compromisso social e com o desenvolvimento do nosso País. A cada concessão de título de Honoris Causa, queremos dizer: vocês, verdadeiramente, fazem a diferença na vida das pessoas e da sociedade”, destacou o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni.
Homenageados
Pe. Ricardo Carlos é presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso. Em celebração aos 150 anos da primeira expedição missionária salesiana à América do Sul e aos 130 anos da presença salesiana na região de Mato Grosso do Sul, Pe. Ricardo representará essa comunidade tão especial no Estado, que é a Família Salesiana.
Foi Reitor da UCDB entre 2015 e 2019 e diretor do Colégio Dom Bosco de 2008 a 2013. É mestre em Educação, especialista em Ciências Bíblicas, Arqueológicas e em Gestão Educacional Interativa e receberá o título de Doutor Honoris Causa na área de Direitos Humanos.
O ministro João Carlos Parkinson de Castro receberá o título de Doutor Honoris Causa em Desenvolvimento Local. Diplomata de carreira do Ministério das Relações Exteriores, tem sido figura incansável na concretização e operação da Rota Bioceânica, o corredor estratégico que liga o oceano Atlântico aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, no Oceano Pacífico.
É economista formado pela Universidade de Brasília (UnB) e uma das figuras mais proeminentes na articulação de políticas de infraestrutura econômica e integração regional no contexto latino-americano
A UCDB dá início às comemorações dos 60 anos do curso de Direito com duas homenagens significativas. A professora Carmem Giordano é egressa da segunda turma formada pelo curso da então Faculdade de Direito (Fadir), em 1971. Atuou como docente da Instituição por quase três décadas, tendo contribuído para a formação de centenas de juristas e profissionais do Direito, sempre reconhecida por seu rigor técnico e sensibilidade pedagógica.
Outro egresso do curso é o advogado Luiz Henrique Eloy Amado, conhecido como Eloy Terena, notável por sua trajetória acadêmica, jurídica e política na defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil e no cenário internacional. Atualmente, é o Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas do Governo federal.
Doutor em Antropologia Social e em Ciências Jurídicas e Socais, Eloy recebe o reconhecimento pela trajetória que, com profundidade e coerência, luta pelos valores que também orientam a missão da UCDB: compromisso com a dignidade humana e a construção de uma sociedade mais plural, inclusiva e solidária.
Histórico
A UCDB começou a conceder o título de Doutor Honoris Causa em 2000, em uma cerimônia que homenageou Manoel de Barros; em 2008, homenageou Pe. Eduardo Capeletti; em 2012, foram cinco personalidades em celebração aos 50 anos da presença salesiana no ensino superior: Pe. Afonso de Castro, Dr. Cleomenes Nunes da Cunha, Maria da Glória Sá Rosa, Marisa Serrano e Therezinha de Alencar Selem. Em 2015, os homenageados foram Ir. Adalbert Heide, Pe. Bartolomeo Giaccaria, Pe. Gonçalo Alberto Ochoa Camargo e os professores Dr. Antonio Brand e Dra. Mariluce Bittar, ambos in memoriam, representados por seus filhos, Luciana Brand e André Bittar. A edição mais recente, em 2019, agraciou o Pe. José Marinoni, professora Conceição Aparecida Galves Butera, Pe. Ángel Adolfo Sánchez y Sánchez (in memoriam), a diretora do Hospital São Julião, Ir. Silvia Vecellio Sai, e o artista plástico Humberto Espíndola.
Evento segue até quarta-feira, na modalidade presencial e com transmissão pela internet
Primeira noite de colação será na quinta-feira (21) e a segunda noite na sexta-feira (22)