Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participou no último sábado (22) da Ação Global, evento voltado a solidariedade e que aconteceu no Parque Ayrton Senna, localizado no bairro Aero Rancho. Foi a sexta vez que a Católica esteve presente no evento. Neste ano, projetos de Extensão e 12 cursos de graduação participaram com orientação e ações educativas para ajudar na conscientização da população da Capital.
Presentes no evento, o Pró-Reitor de Administração da UCDB, Ir. Rafaelle Locchi, e a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Dra. Luciane Pinho de Almeida avaliaram a sexta participação da Católica como positiva. Para a coordenadora do setor de Projetos Comunitários da UCDB, Salette Marinho de Sá, a vivência obtida em eventos solidários possibilita um momento diferente do ambiente acadêmico. “Além da prestação de serviços a comunidade, existe integração entre os cursos, ajuda a divulgar cada setor e valoriza a Universidade”, comentou.
Acadêmicos e professores de Medicina Veterinária fizeram uma campanha educacional contra a leishmaniose. “Queremos conscientizar a população para que eles evitem que o cão se contamine”, explicou o professor Heitor Romero Jr. Os futuros veterinários entregaram panfletos aos visitantes alertando o cuidado necessário com o mosquito e com o cão, pois o cachorro pode ser positivo para a leishmaniose visceral canina e não manifestar nenhum sintoma. Já o curso de Biologia esteve presente com o Biotério, micro-organismos e educação ambiental.
Durante horas, o espaço reservado para o curso de Agronomia ficou lotado. Docentes e estudantes distribuíram mudas, fertilizantes e sementes, além de orientarem quanto ao manejo das plantas. A engenharia Sanitária e Ambiental preparou uma cartilha com ações de sustentabilidade. “Nosso foco foi o público infantil, a cartilha em preto e branco possibilitou que as crianças pudessem brincar e aprender que meio ambiente é coisa séria”, explicou o acadêmico do 5º semestre de ESA, Leonan Henrique Arruda.
Crianças e adolescentes também se divertiram na Gibiteca da UCDB, representada pelos acadêmicos do curso de Letras, que além das histórias em quadrinhos, puderam ter os rostos pintados. Enquanto as pinturas atraiam as meninas, os meninos se divertiam com a oficina de pipas, montada pelos acadêmicos de Educação Física. “Não vejo a hora de terminar a minha pipa para empiná-la com o meu irmão”, confessou o pequeno Douglas, de 5 anos, que estava acompanhado do irmão Diego, de 13.
Os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo participaram pela primeira vez do evento, no entanto, tiveram presença efetiva, 40 acadêmicos ficaram responsáveis pela divulgação do evento, além dos projetos Caça Talentos, Fotografia Customizada, Cineminha Solidário e Jornal Em Foco. “Ação global proporciona ao acadêmico outra realidade, exercer a cidadania ajuda a mostrar as potencialidades da profissão”, comentou a coordenadora de PP, Cláudia Ruas.
Mais informações sobre a presença da UCDB na Ação Global podem ser obtidas através do telefone 3312-3300.
Ruth Pavan e José Licínio Backes apresentam pesquisas financiadas pelo CNPq