08/09/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Silvia Tada / Jakson Pereira
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Socializar as boas práticas educacionais e fortalecer a rede salesiana de ensino são dois dos objetivos propostos no I Congresso de Educação da Rede Salesiana de Escolas, que teve início na noite de ontem, na Universidade Católica Dom Bosco, e segue com programação até amanhã. Representantes de escolas dos municípios de Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas, de Mato Grosso do Sul, Cuiabá e Barra do Garças, de Mato Grosso, e Lins e Araçatuba, de São Paulo, lotaram o auditório e participaram da abertura oficial.
Fizeram parte da mesa oficial o presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), Pe. Lauro Takaki Shinohara, o diretor executivo da Rede Salesiana de Escolas (RSE), Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, o Reitor da UCDB e presidente da Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC), Pe. José Marinoni, a coordenadora pedagógica do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Irmã América Alves, representando a Ir. Mariluce Dorileo, presidente da Inspetoria Nossa Senhora da Paz, a presidente da Inspetoria da Imaculada Auxiliadora, Ir. Antônia Brioschi, o superintendente de Políticas de Educação da Secretaria de Estado de Educação, Roberval Ângelo Furtado, e a palestrante da noite, a professora Dra. Elvira Souza Lima.
“Toda iniciativa particular, por melhor que seja, corre o risco de morrer. Hoje, estamos vendo como é importante estabelecer laços — que não amarrem, mas ampliem — para formar a nossa rede. A Rede Salesiana de Ensino, criada há quase dez anos, passou a se articular e estabelecer todo um projeto, que estamos fortalecendo”, discursou Pe. Nivaldo Pessinatti, ressaltando a importância de compartilhar as experiências.
Pe. Marinoni falou da importância do evento pelo que representa, atualmente, a educação católica no País. “Não se pode falar da história do Brasil sem fazer menção à educação católica. Do ensino fundamental ao superior, a educação católica tem algo a dizer para a sociedade: a educação não é só qualidade, a produção, a competitividade, a formação de técnicos para o mercado, e sim a prevalência do ser humano como um todo”.
O presidente da MSMT, que congrega as casas salesianas presentes ao evento, Pe. Lauro Takaki Shinohara, ressaltou a sinergia, a parceria e o trabalho em rede. “A MSMT tem a grata alegria de sediar este congresso. Como educadores, buscamos aqui a qualificação da educação. Com a mesma intenção de Dom Bosco, inseridos na RSE e como rede, devemos cultuar e aplicar a ideia da colaboração”.
Após a abertura, a professora Dra. Elvira Souza Lima proferiu a pelestra “Juventude, educação e tecnologia: a perspectiva da neurociência”.