26/09/2013 - 15:00 - UCDB
Fonte: Rosana Lemes
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O V Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade encerrou seus trabalhos na noite de ontem (25), na Universidade Católica Dom Bosco (UCBD), com a Plenária de Encerramento, quando foram apresentados os trabalhos desenvolvidos nos Simpósios Temáticos e promovidas reflexões sobre o evento.
A programação do último dia começou às 8h30, com uma mesa-redonda que discutiu o tema “Ensino Superior: demanda e os desafios da atuação profissional”. “A Universidade precisa mostrar aos seus acadêmicos como funciona o universo indígena, rever algumas metodologias relacionadas aos índios e lembrar também que eles têm uma riqueza de cultura que pode ser descoberta e apresentada aos demais que não as conhece”, relatou Eliel Benites, Kaiowá da Terra Indígena Te´ýkue e também professor da Faculdade Internacional Indígena da UFGD.
No período da tarde foram feitas apresentações de trabalhos nas salas de aula. Já à noite aconteceu o encerramento que reuniu os participantes além do Dr. José Ribamar Bessa Freire, da UERJ/UNIRIO, o Dr. Jacques Gauthier, da UNIJORGE/BA, o Me. Éder Alcântara, da Terra Indígena Buriti, e a coordenadora da mesa, a Dra. Adir Casaro Nascimento que, junto com os acadêmicos, debateram tudo o que foi visto durante o Seminário.
O acadêmico indígena Leosmar Tseretsu, da etnia Xavante (Aldeia de São Marcos, em Barra do Garças), cursa o 2º semestre de Pedagogia e apresentou um dos trabalhos durante o evento. “Achei muito importante participar e aprender mais sobre diversos temas. A educação que nós temos é diferente dos não-índios e adquiri um conhecimento mais avançado nas áreas da educação e da saúde”.
Durante os três dias de evento, centenas de pessoas participaram das discussões propostas. O seminário foi realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI/UCDB), Projeto Rede de Saberes (UCDB, UFMS, UEMS e UFGD) e Observatório da Educação Escolar Indígena/ UCDB/CAPES. Tem apoio do CNPq, Fundação Ford, Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação/UCDB, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Local/UCDB e Museu das Culturas Dom Bosco.
Com informações do Neppi/UCDB